Marcadores

terça-feira, 27 de maio de 2008

O mundo vai acabar em descartáveis?

Uma cena que presenciei ontem me fez lembrar de uma passagem da minha infância.

Estava eu tranquilamente almoçando em um restaurante no Terminal Rodoviário do Tietê quando vi um rapaz no balcão, acabando de tomar um copo daqueles gigantes de chopp. Era daqueles copos transparente, bem firmes e com o logotipo da cervejaria bem grande e colorido. Quando ele estava já tomando a "espuminha" fez sinal para o barman que veio rapidamente e pegou bem em frente ao rapaz um novo copo e encheu na chopeira. Fiquei pensando, puxa ele bem que podia ter reenchido o copo usado...

Mas o interessante é que lembrei claramente de um domingo em casa quando eu tinha uns 10 anos. Eu estava ajudando meu pai a lavar a louça do almoço quando falei para ele "Não sei porque a gente não usa tudo descartável, aí era só jogar tudo no lixo depois de comer!" e então meu pai calmamente falou "Imagina! se todo mundo pensar assim não vai ter onde por tanto lixo! para onde você olhar vai ver lixo" e eu disse " Mas a Terra é tão grande!" e ele respondeu " Não tão grande para ter onde por todos os descartaveis se todo mundo usar todo dia"
Eu fiquei quieta, acho que isso me fez começar a me preocupar com o meio ambiente e o engraçado é que só me dei conta disso quando vi a cena e lembrei completamente da conversa...

E olha que quando eu tinha 10 anos não existia garrafa pet de refrigerante, a gente comprava na adega em vasilhames retornáveis ( e ainda bem que hoje voltamos a este hábito porque existem estabelecimentos vendendo coca-cola em garrafa retornável).

Nenhum comentário: