Marcadores

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Construção Sustentável

Principalmente em SP e RJ, estão sendo lançados diversos edificios residenciais com apelo ecológico. Essas construções contam com diversos diferenciais em relação as tradicionais. Aquecedores solares, sensores de presença na iluminação, medição individual de água e gás, louças e metais economizadores de água, local para coleta seletiva e sistema de reuso de água.

Por mais que um projeto seja dotado de todos estes recursos, ainda assim existe uma peça fundamental para que o empreendimento seja realmente ecológico: o morador/usuário. De que adianta ter coleta seletiva se o lixo não for separado? ou tomar banhos de 30 minutos? A construção por si só será uma economizadora de recursos naturais, mas com conscientização os numeros serão ainda melhores!

Alem disso precisamos tornar nossas obras pequenas (a grande maioria) mais racionais e alternativas a brita, areia e cimento serem popularizadas.

Uma boa noticia é que empreendimentos maiores estão se submetendo à analises para receberem certificação de construções sustentáveis o que vai permitir que antes de adquirir um imóvel o futuro proprietário tenha certeza que se trata de um imóvel "verde". A certificação agrega valor à construção e consequentemente será quase uma "obrigatoriedade" para os novos lançamentos. E o planeta agradece.

Nenhum comentário: